4 de outubro de 2011

Confira algumas dicas para ajudar no momento (difícil!) de deixar a chupeta de lado!

(sugestão de livro!!)
Principalmente depois dos 3 anos, a chupeta é algo que não deveria mais fazer parte da vida das crianças. O que  fazer, então, se ela continua - firme e forte - na sua casa? Chegou o momento-limite de acabar com esse hábito, para o bem de seu filho, pois a boca não foi feita pra ficar tampada...

"A chupeta ocupa um lugar que deveria ficar vazio", afirma a fonoaudióloga Flávia Ribeiro, do Hospital São Luiz, em São Paulo. O uso da chupeta não é recomendável nem para dormir. Dependendo da duração e da intensidade com que a criança usa a chupeta, poderá ter a mordida aberta ( quando a língua entra no espaço entre os dentes, dificultando a pronúncia das palavras). "Além disso, há o risco de ocorrer uma alteração na arcada dentária", diz Flávia.

Os pais têm de ensinar o filho a pegar no sono com a boca livre. É preciso determinação na retirada: saber que está fazendo a coisa certa e o filho é forte e vai suportar a perda. "As crianças adoram ouvir histórias antes de dormir. Aproveite esse momento, quando elas se envolvem nos enredos fantásticos, desligam-se e adormecem para 'esquecer' a chupeta", orienta a especialista.

Abaixo, seguem algumas dicas para ajudá-la nesse processo:

1) TENTE AOS POUCOS: Reduza o tempo que ele fica com o acessório, espaçando os intervalos. É uma forma de ele começar a de desacostumar;

2) FORA PRENDEDOR: Se costuma usar a chupeta presa na roupa, tire o prendedor já! O uso excessivo provoca danos na musculatura oral, que não é fortalecida de forma adequada. A arcada dentária também pode ficar deformada;

3) FAÇA UMA TROCA: No caso de bebês, substitua a chupeta por algo de que ele goste ou pelo qual se interesse e que possa ser colocado na boca;

4) GOSTO RUIM: Deixe a chupeta estragar. Segundo os médicos, a criança vai perdendo o interesse porque o 'gosto bom' acaba;

5)MARQUE UM DIA: Combine um dia oficial para tirar a chupeta de vez. E não volte atrás. Senão a criança vai entender que, sempre que quiser, você vai devolvê-la;

6) DIMINUA OS PERÍODOS: Vá diminuindo os períodos em que permite o uso da chupeta.

7)CUIDADO COM OS PRESENTNHOS: Se for premiar a criança por não usar a chupeta, prefira brincadeiras, passeios, privilégios, adesivos ou presentinhos simples - não dê doces a ela no lugar da chupeta.

8) CRIANÇA GRANDE: Reforce a ideia de que crianças mais velhas não usam chupeta - elas adoram se sentir mais crescidas.

9) INCENTIVE A DAR AS CHUPETAS: Incentive a crianças a dar todas as chupetas para alguém - nem que seja o Papai Noel ou o coelhinho da Páscoa. E, depois que ela der, faça de tudo para não voltar atrás. Se não houver nenhuma data próxima, você pode inventar a "fada da chupeta", que deixa um presentinho em troca.

10) INVISTA NA NOVIDADE: Anuncie uma mudança (um bichinho novo, um novo hábito - de ouvir músicas ou istórias - e explique que na nova rotina (de criança grande) não há espaço para a chupeta. O entusiasmo com a novidade pode ajudar!

PARA SER FIRME

Evite deixar a chupeta disponível em casa e, se possível, jogue fora também as mamadeiras. E tenha paciência :nos três primeiros dias a criança irá pedir a chupeta. Depois disso, ela vai se acostumar. Fique disponível para confortar seu filho e reforçar a importância de mudar esses hábitos.

Mas até que a chupeta seja totalmente abandonada, seja paciente e continue com os cuidados básicos: lave bem a chupeta uma vez por dia e também quando ela cair no chão. Deixar a chupeta por alguns minutos numa solução com água e vinagre branco uma vez por dia ajuda a prevenir o aparecimento de fungos. Enxágue bem e deixe secar naturalmente. Ensine seu filho a nuna emprestar a chupeta a amiguinhos.

Quando lavar a chupeta, verifique se o bico está firmemente colocado à base (para que não haja risco d eele se soltar e seu filho engasgar) e troque assim que vir algum sinal de desgaste.

4 comentários:

Paula Martinez Amaro disse...

Sabe que a Luisa deixou a chupeta super fácil. Não mandei mais para a escola e um dia que ela pediu em casa eu desconversei e pronto! Agora a mamadeira ainda não consegui (tenho dó) rs. Já coprei zilhões de copinhos de todos os jeitos, mas..... a hora do Tete tem que ser na mamadeira.
Tomara que com a Laurinha seja fácil também.

Fernanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda disse...

A minha Luiza só usou chupeta na época em que tinha cólica... Depois nunca mais pegou! Espero que continue assim!!!!

Solange Motta disse...

Fernanda as minhas meninas estão bem grandinhas...sem chupetas! Mesmo assim fica valendo as dicas para nós educadores, pois estaremos apoiando as decisões dos pais. Pode na hora do soninho rsrsr !
Bjs