23 de setembro de 2011

O papel da família e da escola na vida da criança

 
      O primeiro grupo de pessoas com quem a criança, ao nascer, tem contato é a família. É interessante que logo a criança já demonstra suas preferências, seus gostos e suas diferenças individuais. Também a família tem seus hábitos, suas regras, enfim, seu modo de viver. É desse modo que a criança começará a aprender a agir, a se comportar, a demonstrar seus interesses e tentará se comunicar com esta família.
      Está aí, neste círculo de pessoas que rodeiam a criança, a fonte original da sua identidade.
     Desde cedo, os pais precisam transmitir à criança os seus valores, como, ética, cidadania, solidariedade, respeito ao próximo, auto-estima, respeito ao meio ambiente, enfim, pensamentos que leve essa criança a ser um adulto flexível, que saiba resolver problemas, que esteja aberto ao diálogo, às mudanças, às novas tecnologias.
      A criança já aprende desde pequena o que a mãe não gosta, o que é perigoso, o que pode e o que não pode fazer. Percebe-se, então, a importância da orientação e a visível influência dos pais nesse processo.
      À família cabe entender que a criança precisa de liberdade, mas por si só não tem condições de avaliar o que é melhor ou pior para ela mesma. A família é o suporte que toda criança precisa e, infelizmente, nem todas têm. É o sustentáculo que vai ajudar a criança a desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.

"A qualidade da Educação Infantil depende, cada vez mais, da parceria entre a escola e a família. Abrir canais de comunicação, respeitar e acolher os saberes dos pais e ajudar-se mutuamente. Eis algumas ações em que as únicas beneficiadas são as nossas crianças pequenas". (Carraro, 2006)

      Nesse sentido, a escola aparece como local privilegiado para a construção de interações entre as crianças e seus diferentes 'mundos', tendo esta um papel complementar ao da família, no que diz respeito à educação/formação dos pequenos.
      Na escola, a criança aprenderá a enxergar o outro, perceber as diferenças existentes e aprender a respeitá-las; aprenderá a lidar com seus desejos e avaliar a possibilidade e a hora certa para realizá-los; na escola a criança terá autonomia e, desde pequena, perceberá que pode ultrapassar todos os desafios que lhe forem apresentados, desde arrumar a sua cadeirinha ao sair da sala, até amarrar o cadarço ou começar a juntar as primeiras letras e descobrir o mundo mágico da escrita e leitura!

      A vida é feita de desafios, dificuldades e CONQUISTAS! O processo deve ser valorizado e família e escola devem estar unidas na difícil - mas estimulante - missão de educar/formar/cuidar!

Um abraço,
Fernanda Lapenda Silveira

6 comentários:

Paula Martinez Amaro disse...

Fernanda, realmente é uma missão muito difícil educar, mas quando vejo a Luisa tão pequeninha pedindo por favor, da licença e falando obrigado, confesso que fico muito orgulhosa.
E esse vínculo entre nós pais e a escola é muito importante mesmo.
Um dia fomos em uma loja no shopping comprar um tênis para a Lu, e lá tinha uma mesinha com alguns brinquedinhos educativos. Ela estava brincando e chegou um menininho e sentou, ela pegou um dos brinquedos e deu para o meninho brincar, o menino não quis e tirou o dela. Eu não interferi para ver o que ia acontecer...ela levantou e disse para o menino que era uma vez e cada um...bom, os dois brincaram e quando fomos embora ela deixou o brinquedo aonde estava quando ela chegou e empurrou a cadeirinha para debaixo da mesinha. Fiquei muito impressionada e vi como é importante a escola para o crescimento dela.

Fernanda disse...

Paula, realmente escola e família dividem a enorme responsabilidade de educar as crianças e prepará-las para o mundo!!! Cada vez mais precisamos ensiná-los sobre os valores e as 'palavrinhas mágicas' que, em muitos lugares, "saíram de moda"...

Fico feliz com o reconhecimento da importância da escola no crescimento da Luisa;é muito bom fazer parte da vida dela e de toda a turma!
Saiba que nós percebemos nitidamente na Lu a estrutura familiar que a cerca!

Um abraço,
Fernanda

Marilu disse...

Como avó da Luisa também me sinto muito orgulhosa da educação que ela tem. Sem dúvida isso é mérito da família, mas também dos educadores da escola que ela frequenta.
Fico muito feliz por terem acertado na escolha da escola.
Parabéns!!!

Fernanda disse...

Marilu, parabéns pela neta! Nos divertimos muito com a fofa da Lulu! :)
Nós, do Colégio Interação, ficamos muito orgulhosas pelo reconhecimento do nosso trabalho!!!
Obrigada!!!!!

Marilu disse...

Como avó da Luisa também me sinto muito orgulhosa da educação que ela tem.
Sem dúvida nenhuma isso é mérito da família e dos educadores da escola que ela frequenta.
Fico muito feliz pela escolha acertada que a Paula e o Edinho tiveram quando da escolha da INTERAÇÃO.
Parabéns!!!

Marilu disse...

Como avó da Luisa também me sinto muito orgulhosa da educação que ela tem.
Sem dúvida nenhuma isso é mérito da família e dos educadores da escola que ela frequenta.
Fico muito feliz pela escolha acertada que a Paula e o Edinho tiveram quando da escolha da INTERAÇÃO.
Parabéns!!!