As ‘crianças de hoje’ nascem inseridas em um contexto virtual e tecnológico. Isso é fato. A questão é: como incluir o uso do computador de maneira adequada na rotina da criançada?
A Revista NOVA ESCOLA publicou matéria com a opinião de diversos especialistas no assunto, para ajudar pais e educadores a lidar de forma prática e inteligente com a questão. Preparei um resumo das idéias principais da matéria, com comentário sobre as ações do colégio a esse respeito:
1) “O uso do computador desde a Educação Infantil permite que a criança conheça uma diferente manifestação da linguagem e aprenda a interagir com ele”.
No Interação as aulas são planejadas, pois assim a tecnologia não é usada de forma gratuita, mas com a real intenção de expandir os conhecimentos dos alunos.
2) “O computador é utilizado como uma ferramenta para ajudar na ampliação dos saberes, e não como objeto da aprendizagem”.
No Interação, a máquina é incluída no dia-a-dia para a realização de pesquisas, o desenvolvimento de projetos, para o uso de jogos em sites pedagógicos e/ou do CD-ROM do Sistema J. Piaget, relacionados aos temas trabalhados em sala de aula.
3) “A escola deve se preocupar em integrar a tecnologia à aprendizagem”.
Nossa proposta é que o computador faça parte da rotina das crianças, não sendo apenas um aparelho na escola, usado especificamente nas aulas pré-determinadas.
4) “É válido usar programas para desenhar, mas a impressão desses trabalhos é um grande equívoco”.
Sabendo disso, criamos um Blog para publicação e arquivamento dos trabalhos realizados na sala de informática. Assim, os pais e alunos poderão acompanhar – também virtualmente – suas produções, bem como a de seus colegas.
Um abraço,
Fernanda

2 comentários:
Fernanda, muito legal esse trabalho.
Parabens!
Que bom que gostou! Viu o desenho da Luisa?!
Obrigada,
Fernanda
Postar um comentário